terça-feira, 2 de novembro de 2010

Marketing Ético?

Por Mariana Monteiro
 

"Marketing ético é o julgamento das decisões de marketing das empresas, se é moralmente certo ou errado.” Learn Marketing
E, acredite, tem o lado bom e o lado ruim da existência do MKT Ético.
LADO BOM
1- Lado Bom: Resguarda o Direito do Consumidor
Esta imagem abaixo é do site "Coma com os olhos" que eu recomendo pra quem quiser ver como são realmente algumas comidas além das fotos profissionais. Aqui, por exemplo, ele mostra a diferença de um prato pronto perdigão na foto e na vida real:


O mesmo site fez ainda uma coisa muito interessante. Eles perceberam que nos ingredientes da Bebida Alpino da Nestle não tinha chocolate Alpino! Veja a imagem abaixo:

Com isso, acionaram o Direito do Consumidor e 100 consumidores revoltados com a idéia. Para o motivo da raiva, o dono do Site explica: “Legal então, também vou estampar em meu currículo ‘PhD’ e depois, em letras minúsculas declarar que não possuo doutorado mas que essa é uma ‘referência de conhecimento’. Assim é fácil conquistar mercado não?”

Conseguiram, então, que a Nestle deixasse bem explícita a ausência de Alpino na...Bebida de Alpino.





2- Lado Bom: Forçar melhoria contínua da imagem e reputação organizacional

Uma empresa européia de sorvete teve a idéia de explorar a religião Católica em suas propagandas. Dentre outras imagens, eles colocaram a deste padre e desta freira juntos para ilustrar o "pecado" que é comer este sorvete.



Tem ainda outras imagens, como a de uma freira grávida, por exemplo. O dono da marca ainda sugeriu que colocaria todas essas imagens na rua enquanto o Papa passasse por lá. Independente de qualquer religião, o órgão regulamentador de propagandas do Reino Unido vetou os anúncios. Eu, particularmente, acredito que existem formas bem mais criativas de explicar o "pecado" do sorvete sem ofender desnecessariamente a religião dos outros e, de quebra, perdendo clientes.

LADO RUIM
1- Lado Ruim: Sujeito a diversos tipos de interpretação
O video abaixo é sobre o uso de camisinha.

Esta propaganda foi interpretada por algumas pessoas como uma insinuação de que crianças são insuportáveis e vistas como um acontecimento negativo. Pais e mães que entenderam desta forma, não gostaram do comercial. Na verdade, o comercial sugere apenas responsabilidade na hora de decidir ter filhos e, para ajudar a orientar este momento, estimula o uso do preservativo.

2- Multiplicidade de visões relativas a Ética
A Disney (para ler meu post sobre os 55 anos da Disney, clique aqui: http://vai.la/TX5 ) , sempre ela, foi muito julgada durante anos por não ter uma Princesa negra (só brancas, européias e etc), até que criou o desenho "A Princesa e o Sapo"

Mas interessante é que veja a diversidade de nacionalidade das princesas:





Todo esse pensamento e essas interpretações variam de cabeça pra cabeça, de país pra país, de continente pra continente e mais uma infinidade de variáveis.
Mais um desafio pras empresas, enfrentas as "múltiplas éticas" do mundo!

Um comentário:

Escreva seu comentário!