domingo, 22 de maio de 2011

Psicopatas no Trabalho

Este post foi inteiramente inspirado e adaptado do artigo da reportagem de capa da Revista Super Interessante edição 291, maio de 2011, escrito originalmente por Mauricio Horta.

Adaptação: Danilo Arcanjo

Enquanto esperava na fila do supermercado neste sábado me deparei com a capa da revista Super Interessante do mês de maio, trazendo o seguinte título:

PSICOPATAS NO TRABALHO



Eles querem dinheiro, poder, um alto cargo. São quatro vezes mais comuns nas empresas do que nas ruas. Cuidado: pode ter um na mesa ao lado.







Comprei a revista, li o artigo e me inspirei para desenvolver e publicar este post.

Reflita sobre essas perguntas: Você é um psicopata no trabalho? Conheceu ou convive com algum?

Para começar vejamos alguns dados estatísticos

• Há cerca de 69 milhões de psicopatas no mundo, 1% da população;
• Os psicopatas representam 20% da população carcerária e 86,5% dos serial killers.



Definição de psicopatia (wikipedia)

A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.



Onde eles estão?

Com esses números alarmantes tenha certeza de que um deles pode estar sentado ao seu lado. Segundo o artigo da Super Interessante, o ambiente ideal para atrair psicopatas são as empresas que oferecem grandes oportunidades, estimulam a competição entre funcionários e valorizam muito os resultados.



Como reconhecê-los?

Algumas características do comportamento podem ser facilmente identificadas veja os exemplos:

• Usam o cargo para “tocar o terror”;
• Cancelam férias dos subordinados;
• Obrigam todos a trabalhar em expedientes extras;
• Assediam funcionárias (os);
• Demitem sem dó nem piedade;
• Contam mentiras premeditadas;
• Fraudam os números da contabilidade;
• Desviam dinheiro da empresa;
• Eliminam provas;
• Não sentem culpa por pisar na bola;
• Passam por cima das regras (formais, ética e senso comum);
• Preocupa-se apenas consigo (egoísmo);
• Não conseguem se colocar no lugar dos outros (falta de empatia);
• Apenas se compromete com o que lhe traz benefícios;
• Corre riscos e toma decisões ousadas.

Em geral, os cargos de liderança propiciam melhores condições para o psicopata, já que as características de comunicação, pensamento estratégico e criatividade são mais valorizadas, enquanto que nos cargos operacionais o que conta são as competências técnicas e o conhecimento sobre os negócios da empresa. Enfim, se tiver que colocar a mão na massa o psicopata tem menos chance de progredir. (É um incompetente mesmo!).

Bernard Madoff ou "Tio Bernie", detido pelo FBI e acusado de fraude em 11 de dezembro de 2008, foi apontado como psicopata. Fez seus clientes perderem cerca de 65 bilhões de dólares "Que as minhas vítimas se ferrem. Eu as sustentei por 20 anos e agora tenho de cumprir 150".

Voltando a pergunta inicial: Será que você é um psicopata no trabalho? Conheceu ou convive com algum?



Se você, caro leitor, lembrou-se de alguém, por favor, não se acanhe, compartilhe suas histórias conosco.



Identificando o psicopata nas etapas de seleção

Essa tarefa pode ser bastante fácil ou difícil, tudo vai depender da expertise de quem estiver conduzindo a seleção. Psicopatas produzem currículos perfeitos, cursaram universidades concorridas e pós-graduação no exterior, possuem publicações importantes e histórico profissional invejável e etc.

Além disso, os psicopatas tendem a se saírem muito bem nas dinâmicas, pois são pessoas tranquilas (frias e calculistas), não tiveram a preocupação da roupa que iria vestir, nem suam as mãos, podendo se encaixar adequadamente no perfil da vaga, afinal ele assumiu este papel. Contudo, durante as entrevistas perguntas específicas devem ser feitas para desmascarar esses pilantras e assim evitar consequências piores no futuro.



Tópico Sátiro

Dicas para ser um funcionário psicopata (caso você tenha se identificado com o perfil até aqui)

• Escolha uma grande empresa, pois há maior capilaridade para espalhar fofocas;
• Candidate-se a gestor, usando de lábia e visão estratégica, o acesso a informações da empresa também contarão a favor também;
• Procure amizade junto ao financeiro, secretárias (particulares dos chefes), TI (acesso as informações);
• Ataque nos rumores de crise e apresentando como solução para economizar e nos períodos de investimento como solução para aumentar o retorno.



OBS: Só sendo um psicopata mesmo para pensar nisso tudo!

4 comentários:

  1. Heheheheh! Acho que convivo com um no meu trabalho, mas não sei se com todas as características. A que mais observo nele é a procura por cargos de liderança em vez dos técnicos. O mala é super mal encarado, pensa que o rei e só basta um virgula de erro para cair em cima do funcionário (exagerando). Acho que 99,9% do pessoal onde trabalho concorda comigo. Até me pergunto se ele era assim quando ingressou na empresa. Acho que não era pois do contrário não estaria onde estaria. Só de olhar fico com medo! Uuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
    O triste nessa história é que o que o segura na empresa (qualquer novato perceberia) é o fator político. Não sei se ele daria conta do trabalho se o colocassem no operacional.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a assinatura da Super e também fiquei toda alarmada com cada linha! medoooo

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!!!!!! Trabalhei com uma "coordenadora =psicopata" e via muitas atitudes dela para prejudicar as pessoas no ambiente de trabalho, todo mundo até hoje tem medo dela. Quando ela chegava o pessoal dizia" lá vem a polícia federal".

    ResponderExcluir
  4. Dificil perceber o psicopata em cargos técnicos,mas fofoca, manipulação, egoísmo são facilmente perceptiveis. Acho que também trabalho com um, talvez dois!!! Assustador e em geral são incompetentes nas duas funções (concordo)

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!