sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Práticas Empresariais para o Dia (e a vida!) Mundial Sem Carro/Com Menos custos

"Post sobre o dia mundial do carro? Não já passou?" Já, e a dicusssão continua. Mas, calma, eu não vou puxar pra lição de moral. (Para os que tem pressa, Quadro Resumo no fim do post!)
Interessante saber, o Dia Mundial sem Carro surgiu com a intenção de economizar combústivel na crise de Petróleo da década de 70. Hoje, com um cenário voltado para a sustentabilidade, decidi caçar as iniciativas das empresas em relação a este dia.

Difícil.

Em meio há vários posts repetitivos, entediantes e que sempre recebiam respostas do tipo "Vão melhorar o transporte público antes de falar m****" , descobri uns fatos interessantes.

Não encontrei ações especiais para o dia da parte de empresas de carros. Quem viu, pode me dizer? A única empresa de carros que vi criar alguma ação foi a Renault:


Fonte da imagem: Propmark





O Grupo Multidata flexibilizou os horários de trabalho e liberou o uso do uniforme neste dia para que os funcionários pudessem se utilizar de ônibus e bicicletas durante toda a semana (de 19 a 22 de setembro) \o/ Muito legal porque dá pra ter um tempo praticando pra decidir qual é a melhor alternativa para substituir o carro.


A empresa Fujiro, por sua vez, deu uma entrada no Oktober Fest e 3 Chopps aos seus fucionários que adediram à campanha. :) Agora eles devem estar curtindo demais... Além disso, achei interessante a Fujiro citar o Dia Mundial Sem Carro como simbólico. Símbolo sim de pensar em outra forma e praticá-la nos demais dias. Como eles mesmos disseram, não é só pelo meio ambiente, é menos trânsito (e isso é sério).


Agora o site WebMotors deu um show na reportagem sobre seu Dia Mundial Sem Carro! Eles estimaram uma economia de 140kg de CO2 a menos na atmosfera devido a 50% de seu staff que trabalhou em casa em 2010. Realmente é um estímulo vê-los falando que se eles (que pensam e respiram veículos 24h por dia) podem ficar um dia sem carro, todos podem.

E você poderia pensar "Eles deveriam ser a favor de carro 24h, então, é o lucro deles". Bom, eles mesmos te respondem: a paixão pelo carro é tanta que compartilhar, reduzir e otimizar seu uso aumenta a vida longa dele. Vocês podem conferir aqui a reportagem ( http://verd.in/elto ) tem vídeos e dicas interessantes, como a Agenda do Carro.

Alex Hubner (do CFGIGOLÔ) disse em 2007 que adoraria ficar sem carro pela enorme economia de IPVA, seguro e etc. Ele comenta a impossibilidade total de se render a isso e comenta "Dia Mundial Sem Carro: vestiários e chuveiros nas empresas já!". Você, o que faria? Se sua empresa oferecesse, você trocava o carro e continuava limpinho?

antes que comece o chororô ABRE PARENTESES PARA FALAR DE INICIATIVA PESSOAL Queria partilhar do bom senso de Joel Leite em 2009: "O Dia Mundial Sem Carro comemorado hoje não é exatamente uma campanha contra o carro, mas contra o mau uso que muita gente faz do carro. Contra o uso exagerado do carro, pra ir até a padaria da esquina, pra ir até a banca de jornal. O Dia Mundial Sem Carro também é contra a necessidade que a gente tem de ter carro. Porque não tem outra opção de locomoção. (...) Carro, no Brasil, não é sonho, não é prazer. É necessidade. "

Partilho da opinião do Joel e fico tranquila em relação do Dia Mundial Sem Carro que eu vivi: vi muita gente falando bem e falando muito mal. Eu vi a discussão. E isso já importa. Além de eu ter feito (e fazer) minha parte.

Façam em casos possíveis, façam seja por economia, meio ambiente ou ausência de alternativa. Façam pra testar! O pessoal da Webmotors viu desvantagens, como os prédios não estarem nem preparados para receber as bicicletas. O resultado existe, e isso não tem discussão. FECHA PARENTESES, NINGUÉM CHORA

Agora o Ouro fica pra a Direct Express! Um dia de discussão com especialistas de outros países apresentando seus serviços de coworking, crowdsourcing, compras coletivas em uma abordagem mais ampla e outras alternativas. Além disso, houve uma apresentação do CEO de seu portal Caronetas que “aplicará o conceito de consumo colaborativo às caronas, permitindo que cada veículo seja ‘alugado’ por trajeto, com compartilhamento automático de custos” Opa! Custos! Interessou, agora.
E há mais! Há muito mais. Motivos não faltam. Confira abaixo o quadro resumo, discuta e pratique! (eu sei que o layout tá tosco, vou melhorar meus quadros)

Um comentário:

  1. eu vou para o trabalho de bike, mas lá nao tem bicicletário e deixo minha bike na rua. CORREIOS, POR FAVOR, COLOQUEM UM BICILETÁRIO, PELO AMOR DE DEUS

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!