Como promotido, é apresentado abaixo o:
_
GEMBA KAIZEN - As melhorias no lugar certo
Por: Masaaki Imai
_
Kaizen é a filosofia japonesa de melhoria contínua: fazer melhorias simples e pequenas, que não custam muito dinheiro mas que resultam numa redução de custos, maior qualidade e produtividade. Imagine uma fábrica de electrodomésticos onde os operadores adicionam partes a uma unidade principal. O processo leva sete segundos, incluindo cinco segundos para os trabalhadores se voltarem e recolherem as partes de um contentor que se situa atrás deles. Se se puser o contentor à frente dos empregados, eliminam-se quatro segundos do processo — o que se traduz numa melhoria da produtividade. É o que se chama kaizen. Gemba, em japonês, representa o sítio onde a acção se desenrola. No cenário dos negócios, gemba significa o local onde os produtos são fabricados, um laboratório ou uma fábrica, por exemplo. No sector dos serviços, gemba é onde os clientes se encontram com quem lhes fornece os serviços. Num hotel, gemba seria o lobby, sala de espera ou qualquer outro sítio onde os hóspedes entram em contacto com o hotel.Eis os princípios que o ajudarão a aplicar o espírito e técnicas do kaizen no gemba, para reduzir os custos e melhorar a qualidade e produtividade na sua organização.
Quer saber mais? Clique aqui.
Fonte: Executive Digest Nº 43
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário!