segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dez mandamentos da qualidade

Após finalizar o curso on-line, D-OLHO na qualidade do SEBRAE, recebi nesta segunda-feira (23.11.09), o gentil e-mail do Robson de Nazareno, tutor do curso.
_
O e-mail aborda sobre 10 formas de agir que influenciarão positivamente na conduta de um líder, mas claro que não é tão simples assim. De qualquer forma, vamos dividir com os leitores do "Gestão & Qualidade" os dez mandamentos da qualidade.
_
_
1. Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo.
_
PENSAR POSITIVO É QUALIDADE
_
2. Ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir um olhar, mesmo não sendo colega de sua área.
_
SER EDUCADO É QUALIDADE
_
3. Seja metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal, disponibilizar os recursos ao redor. Comece relembrando as notícias de ontem.
_
SER ORGANIZADO É QUALIDADE
_
4. Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto.
_
SER PREVENIDO É QUALIDADE
_
5. Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar.
_
SER ATENCIOSO É QUALIDADE
_
6. Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche, mas respeite suas necessidades humanas. Aquela tarefa urgente pode aguardar mais 30 minutos. Se você adoecer, dezenas de tarefas terão que aguardar a sua volta, menos aquelas que acabarão por sobrecarregar seu colega.
_
RESPEITAR A SAÚDE É QUALIDADE
_
7. Dentro do possível, tente se agendar (tarefas comerciais e sociais) para os próximos 10 dias. Não fique trocando datas a todo momento, principalmente a minutos do evento. Lembre-se de que você afetará o horário de vários colegas.
_
CUMPRIR O COMBINADO É QUALIDADE
_
8. Ao comparecer a estes eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente suas idéias. E divulgue-as sem receio. O máximo que poderá ocorrer é alguém poderoso ou o grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde, em dois ou três meses, você tenha nova chance de mostrar que estava com a razão. Saiba esperar.
_
TER PACIÊNCIA É QUALIDADE
_
9. Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir.
_
FALAR A VERDADE É QUALIDADE
_
10. Na saída do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe dão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio.
_
AMAR A FAMÍLIA E OS AMIGOS É A MAIOR QUALIDADE
_
Amigo sincero é aquele que mostra seus erros e ajuda a vencê-los. Não aquele que os esconde somente para satisfazê-lo, permitindo que você viva em um mundo de mentiras.
_
Participe! Dê sua opinião e cresça a informação.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!