quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que Kotler diz sobre o futuro do Marketing? Eu Fui!


Caros leitores, não é todo o dia que temos oportunidade de verificar se aqueles autores famosos que tanto escutamos falar e ler realmente existem, e se eles são realmente bons mesmo. Ontem (16/11/10) tive um desses dias, pude presenciar e prestigiar uma palestra do famoso Philip Kotler. E agora, mais do que nunca, entendo por que Kotler é Kotler. Além de muita simpatia e didática, o cara sabe MUITO!




Ele falou sobre o Marketing 3.0 durante 1 hora, e dessa uma hora daria para escrever vários posts sobre a palestra dele, contudo, devido a questão de espaço e tempo, selecionei os pontos mais relevantes.
O marketing como conhecemos hoje será menos efetivo nos próximos anos. Devido à eterna dificuldade de se medir o retorno de grandes campanhas publicitárias, e da grande facilidade, com as novas mídias sociais, de se mensurar o retorno através dos cliques, a parcela do orçamento empresarial destinada ao marketing será cada vez menor, a regra é fazer mais com menos (“to do more with less” ).
A inovação e a visão de futuro serão fatores determinantes na selva dos negócios. Os mais adaptados sobreviverão, por isso, Kotler recomenda que as empresas tenham dois departamentos de marketing: um para os produtos de hoje (today products) e o outro para os produtos do amanhã (tomorrow products)


Lembra dos 4P´s do Marketing? O Preço, o Produto, a Promoção, e a Praça como conceitos bem definidos e estabelecidos? Agora isto vai ficar cada vez mais substituído pelo conceito de Co-criação junto ao consumidor. Não é apenas colher informações do público alvo e definir as estratégias, mas é de envolvê-lo, literalmente, no processo de definição das estratégias, como convidá-lo para participar junto aos designers da criação do novo produto, por exemplo.
Outro conceito que ele apresentou foi o de Communitization, que substitui o tradicional STP ( Segmentation, Targeting , Positioning), pois o consumidor cada vez mais vive em comunidade, não só vive, mas a comunidade passa a ser um agente de mudança e de comportamento.


Numa breve evolução do Marketing, temos:
1.0- Empresas centradas no produto, o foco era fazer o melhor (Be better) e deixar o cliente satisfeito, alcançando assim, a mente (mind) dos consumidores
2.0- A orientação das estratégias sai do produto e buscam a diferenciação (Be differetenciate), a fim de realizar as aspirações dos consumidores, atingindo o coração (heart) dos clientes.
3.0- Agora, são ações direcionadas pelos valores que a apresenta acredita, com objetivo de tornar o mundo melhor, de fazer diferença (Make difference) e praticar a compaixão, tendo uma visão do consumidor como um todo (spirit). Isto ele deixou muito evidente, a importância atual e crescente do Marketing Social (Inclusive apresentou seu livro UP and OUT of POVERTY – The Social Marketing Solution).
Sãos os 3 novos P´s , Profit, People and Planet.


Por fim, foi aberto um espaço para perguntas, onde seriam selecionadas as 3 melhores, de 50, selecionaram a do colunista que vos escreve.
Pergunta: Professor Kotler, If you could come back on time, what you had done different in your predictions about future of marketing?
Ele disse que jamais poderia imaginar no que o marketing se tornaria como é hoje... que na época dele não tinha internet, computadores, ou meios de comunicação como hoje em dia... mas que no fim ele fica feliz por ver que o marketing está no caminho certo...
De fato, foi um daqueles dias de realização pessoal e profissional que marca a vida de qualquer estudante da área de marketing.
A conferencia foi promovida pelo IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing (http://www.ipam.pt).


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