Inspirado no pensamento do professor Marins, um dos maiores consultores do país, o Expresso GQ registra aqui mais uma dica para você, nosso leitor, sobre o perigo de nos acostumarmos com a paisagem que nos cerca.
O perigo maior reside no fato de não tratarmos com a mesma cortesia nossos colegas de trabalho ou de não darmos a devida atenção aos nossos velhos clientes ou fornecedores. Acostumar-se com a paisagem, pode tornar muitos problemas invisíveis aos nossos olhos, mas que não necessariamente passará despercebido aos olhos do cliente. Uma vez que a nossa mente se acomoda com o ambiente, com a paisagem rotineira, podemos perder a visão crítica, perder aquele ‘olhar de fora da caixa’ que é fundamental para o senso de solução de problemas.
Vamos pensar no caso de um gerente de hotel que se acostumou com a paisagem do seu ambiente. Aquela parede mal pintada, aquele mofo, o sofá rasgado da recepção tornaram-se elementos componentes da fotografia mental que este gestor tem do seu espaço. Mais perigoso do que isso, imaginemos o caso em que este mesmo gestor tenha se acostumado com o material humano do seu ambiente. Em outras palavras, acostumou-se com aquela recepcionista de sorriso amarelo ou aquela camareira nem um pouco perfeccionista. Mesmo que a desculpa aparente seja o budget (orçamento) apertado, percebemos que um dos princípios do empreendedorismo foi negligenciado: fazer mais com menos.
Quantas vezes não nos damos de frente com pessoas ‘acostumadas’ em nosso ambiente de trabalho ou prestadores de serviços? E quanto a nós mesmos, será que já nos acostumamos com a paisagem?
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