A publicidade entra em nossa casa sem pedir licença, e as crianças absorvem toda esta informação de forma direta e lúdica, acreditando que aquilo que ela vê realmente é o que parece. Lembro-me bem da minha frustração de infância quando ganhei um tanque dos comandos em ação, mas ele não fazia metade das coisas que fazia na propaganda.
Devemos então proibir as propagandas direccionadas ao público infantil? Eu acho que sim e há um projecto de lei (PL 702/2011) na camara dos deputados que defende esta posição. Antes de você dar sua opinião eu sugiro que assistas a esse trailer do documentário “Criança: A alma do negócio”( disponível a versão completa no Youtube).
É bem verdade que cada vez mais a criança influencia nas decisões familiares no que diz respeito aos hábitos de compra. Afinal, qual é o pai que não vai querer comprar a marca preferida do seu filho? E por falar em pais, eles tem um papel fundamental na educação financeiras dos seus pimpolhos. As crianças aprendem por imitação. Contudo, a responsabilidade não é apenas dos pais, cabe também a sociedade de “prevenir” danos sociais e psicológicos aos seus cidadãos. Não, isto não é fácil.
E para terminar, lembre-se que não são os brinquedos que deixam as crianças mais felizes. Uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria com o Datafolha mostrou que o que deixa 87% das crianças brasileiras mais alegres é Querer ficar perto dos pais, dos irmãos e... dos avós.
Mais informações:
Instituto Alana: Criança e Consumo http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Projeto.aspx
PL 702/2011 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=494596
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