Você daria ordem de produção a um negócio que apresenta:
- Mercados saturados;
- Concorrentes eficientes no Japão, EUA e Europa;
- Pouca/Nenhuma experiência no mercado entrante;
- Ausência de sistema de distribuição do produto.
Dizer "Sim" em 1977 era errar, segundo Richard Rumelt. Essa era a pergunta de seu exame final de mestrado. O caso acima se refere ao começo da Honda, marca do carro da esposa de Rumelt 10 anos depois.
Qual foi a estratégia da Honda?
Nenhuma.
O que aconteceu foi:
1) Japoneses da Honda foram aos EUA em busca do maior mercado de consumo do mundo.
2) A Honda vendeu motos grandes, supostamente o desejo do mercado.
3) Motos grandes quebravam e demoravam na manutenção. Cliente insatisfeito.
4) Os funcionários da Honda circulavam nos EUA num modelo que só vendia no Japão: moto pequena e leve.
5) A Sears pediu para vender este modelo, por consignação.
6) Sucesso absoluto na classe média.
A moral da história não é não planejar, mas sim manter a oportunidade de experimentar.
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O caso da Honda foi lido no livro "Safári da Estratégia" de Mintzberg (2000).
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