quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Não é só coisa da NASA

Caros Leitores,

A construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, a criação de um foguete, o lançamento de um novo produto e um casamento. O que tudo isso tem em comum? São empreendimentos temporais, com início e fim bem definidos e com geração de um produto único para atender a uma determinada necessidade. Em outras palavras, são PROJETOS. Basta olhar ao nosso redor para notar que tanto no pessoal quanto no profissional (como diz o Faustão) estamos mergulhados em projetos.

O sucesso destes projetos passa fortemente pelo seu gerenciamento profissional, uma ciência que vem sendo formalmente estudada há décadas, não apenas pelo Project Management Institute (PMI), principal instituição em Gerenciamento de Projetos, mas sim por organizações e profissionais das mais diversas naturezas. 



Você pode estar se perguntando: "Sim, mas o que a NASA tem com tudo isso?". A Agência Espacial Americana, publicou suas 100 regras para gerenciamento de projetos, que podem ser muito bem aplicada a qualquer área técnica. Selecionei abaixo 10 regras, bem interessantes e provocativas, para dividir com vocês. 

Regra #5: Pessoas cruéis, desprezíveis, ou muito antipáticas, cavalheiros e damas podem ser gerentes de projeto. “Almas desgarradas”, procrastinadores e indecisos não podem.

Regra #15: As sementes dos problemas são jogadas cedo. O planejamento inicial é a parte mais vital de um projeto. A revisão da maioria dos projetos mal-sucedidos ou problemas de projeto indicam que os desastres foram desde o início bem planejados para acontecer.

Regra #17: Conversar não é barato; mas a melhor maneira de entender um problema técnico ou pessoal é conversar com as pessoas certas. Falta de conversação num nível adequado é mortal.

Regra #26: Se você tem alguém que não olha, pergunta e analisa; peça que o transfiram.

Regra #32: As pessoas têm razões para fazer as coisas do jeito que fazem. A maioria quer fazer um bom trabalho e, se não fazem, o problema é que provavelmente não sabem como ou exatamente o que é esperado.

Regra #40: Uma reunião de trabalho tem cerca de seis participantes. Reuniões maiores do que isso são para transferência de informações (a ciência da administração tem mostrado que num grupo maior que doze, alguns estão perdendo seu tempo). 

Regra # 69: Nunca peça a seu superior para tomar uma decisão que você pode tomar. Assuma que você tem a autoridade para tomar decisões a não ser que saiba que há um documento que estabeleça inequivocamente que você não pode.

Regra #79: O “ano que vem” é sempre o ano com recursos e prazos adequados. O “ano que vem” chega no 50º ano da sua carreira.

Regra #83: Às vezes a melhor coisa a fazer é nada. Eventualmente é também a melhor ajuda que você pode dar. Apenas escutar é tudo o que é preciso em muitas ocasiões. Você pode ser o chefe, mas se constantemente tem que resolver o problema de alguém, você está trabalhando por ele.

Regra #86: Na correria para atingir as metas, é sempre importante lembrar para quem você trabalha. Deixar o chefe sem a visão do todo não vai ser bom para você a longo prazo.

Obviamente nem eu nem você aprendemos a criar foguetes, pois o gerenciamento de projetos pode ser adaptável a qualquer área técnica (engenharia, marketing, TI, saúde, enfim). Gerencias projetos passa muito pelo gerenciamento de expectativas, pessoas, relacionamentos e riscos. Ao negligenciar algumas dessas dimensões, o gerente do projeto poderá pagar altos preços, arriscando o próprio sucesso do projeto. Vale a pena a reflexão!




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